quarta-feira, 18 de Março de 2009

Instrumentos de Pesquisa Espacial

No âmbito da disciplina de ciências naturais a professora pediu-nos para fazer um trabalho escrito que no permitisse conhecer mais sobre os Instrumentos de pesquisa Espacial, para aprofundamos o capítulo de matéria sobre o espaço.



Os Instrumentos de pesquisa Espacial servem para os astrónomos consigam observar o universo em pormenor, para conhecermos o universo, o nosso sistema, a nossa galáxia, etc.



Os instrumentos de pesquisa Espacial são:

Existentes na terra
· O telescópio
· Os radiotelescópios

Colocada fora da terra
· Os telescópios espaciais
· Os satélites artificiais
· As sondas espaciais
· As naves tripuladas

O Telescópio

O telescópio foi o primeiro Instrumento de pesquisa Espacial. O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objectos longínquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe, como seu nome indica (Do Grego "Tele" = Longe + Scopio = Observar), através da recolha da luz dos objectos distantes, da focalização dos raios de luz em uma imagem óptica real e sua ampliação Geométrica.

O Radiotelescópio

Contrastando com um telescópio comum, que produz imagens através da luz visível, um radiotelescópio observa as ondas de rádio emitidas por fontes de rádio, normalmente através de uma ou conjunto de antenas parabólicas de grandes dimensões.
Curiosidade: o radiotelescópio maior chama-se RATAN-600.


O Telescópio Espacial

O telescópio espacial e um satélite astronómico, artificial não tripulado que transporta um grande telescópio para a luz visível e infravermelha. No fundo e um telescópio que esta no espaço que observa melhor as imagens do espaço.
Curiosidade: o telescópio espacial mais conhecido e o de hublle.






O Satélite Artificial


Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta. Hoje em dia, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo satélite vem sendo usado praticamente como um sinónimo para "satélite artificial". O termo "satélite artificial" tem sido usado quando se quer distingui-los dos satélites naturais, como a Lua.
Actualmente estão em órbita:
· Satélites do Sistema de Posicionamento Global
· Satélites de comunicações
· Satélites científicos
· Satélites militares
· E uma grande quantidade de lixo espacial
Ou seja, não se deve se referir à satélites apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar o sistema terrestre:
o Os satélites de comunicações são satélites que retransmitem sinais entre pontos distantes da Terra. Estes satélites servem para retransmitir dados, sinais de televisão, rádio ou mesmo telefone. Os chamados telefones por satélite baseiam-se numa rede Iridium, uma rede de satélites de baixa altitude.
o Os satélites científicos são utilizados para observar a Terra ou o espaço ou para realizar experiências em micro gravidade. Os satélites de observação da Terra permitem estudar as mudanças climáticas, para estudar os recursos naturais, para observar fenómenos naturais, para o Mapeamento de cidades e até para a espionagem.
o Satélites militares com o objectivo de efectuar o reconhecimento fotográfico do território inimigo.

Exemplos de satélites artificiais:

Os primeiros satélites postos em órbita foram o Sputnik I (04/10/57) e o Sputnik II (03/11/57), lançados pelos soviéticos, e seguidos pelo Explorer I (31/01/58), lançado pelos norte-americanos. Nas telecomunicações, o satélite pioneiro foi o Telstar, lançado pelos norte-americanos em 1962.

Após o sucesso dessas experiências, imediatamente, o homem colocou satélites artificiais em órbitas de quatro outros astros do sistema solar: O próprio Sol (Luna I, em 1959); a Lua ( Luna X, em 1966); Marte (Marine IX, em 1971) e Vênus (Venua IX, em 1975).

Na década de 50 foram lançados os primeiros satélites militares. As duas grandes potências (Estados Unidos e a antiga União Soviética) desenvolviam e testavam os foguetes ICBMs (Intercontinental Balistical Missiles). Os norte-americanos activaram seu projecto ultra-secreto KH-1, que contava com os satélites Discoverer. Em 18 de Agosto de 1960 o satélite Discoverer 14 subiu equipado com a primeira câmara fotográfica Corona. Em 11 de Dezembro de 1961, os soviéticos tentaram lançar, sem sucesso, o satélite espião Zénite 1. No dia seguinte (12 de Dezembro), os americanos lançaram o Discoverer 36, que já fazia parte do projecto KH-3.


A Sonda Espacial



Sonda espacial é uma nave espacial não-tripulada, utilizada para a exploração remota de outros planetas, satélites, ou cometas. Normalmente as sondas tem recursos de telemetria, que permitem estudar à distância suas características físico-químicas, e por vezes também o seu meio ambiente. Algumas sondas, como Landers ou Rovers, pousam na superfície dos astros celestes, para estudos de sua geologia e do seu clima.
Exemplos: o Columbia e a Pathinder.


As Naves Tripuladas

São as naves que levam os astronautas para o espaço, nessa altura que comanda a nave e as operações são eles.
A primeira dessas viagens foi em 1969 quando Neil Amstrong e Edwin Aldrin pisaram a Lua pela primeira vez (missão Apollo 11).


As Estações Espaciais

Uma Estação Espacial é uma estrutura artificial concebida para a permanência humana no espaço. A distinção entre uma estação espacial e uma nave espacial reside na ausência de sistemas de propulsão ou de aterragem — em vez disso, são necessários outros veículos para transportes de e para a estação. As estações espaciais são desenhadas para suportar a vida em órbita a médio prazo, por períodos de semanas, meses, ou mesmo anos.
As estações espaciais são utilizadas para estudar os efeitos no corpo humano de longos períodos de permanência no espaço, bem como para proporcionar melhores plataformas para investigação científica, comparativamente a outros veículos espaciais.
A expressão "estação espacial" foi cunhada pelo alemão Hermann Oberth em 1923 para descrever uma estrutura que serviria como ponto de partida para viagens a Lua e Marte.
Exemplos:
Programa Salyut: Salyut 1, Salyut 4, Salyut 6 e Salyut 7
Programa Almaz: Salyut 2, Salyut 3 e Salyut 5
Skylab
Mir
Estação Espacial Internacional


Trabalho realizado por:
· Lara Custódio Nº17 Tª7ºE

67 comentários:

  1. Olá Lara. O teu trabalho está muito intersante, mas no entanto acho que devias meter algumas imagens para especificar melhor o que é!

    Com os melhor cumprimentos:Mafalda Vieira

    ResponderEliminar
  2. OBRIGADA LARA, VC ME AJUDOU NO MEU TRABALHO DE CIENCIAS NA ESCOLA....ESTOU NO 5C DO JEAN PIAGET. VALEU!

    ResponderEliminar
  3. "Estabilidade Orbital Astronômica", webartigos.com , via Google Brasil, autor Alfredo Castro: RESUMO: Luas não caem nem fogem de seus planetas, bem como planetas em suas estrelas, por se atraírem até o ponto de se repelirem como ímãs de pólos iguais: seus centros estão cheios de antimatéria natural "pesada", envolta por um vazio, pois que a tudo repele e muito mais a ela própria quando desgarrada.

    Tal efeito repulsivo se agiganta com a proximidade, como em ímãs, mas em enormes proporções, causando a forma elipsóide das órbitas de planetas e luas. A nossa lua tem uma face sempre oculta por armazenar antimatéria retida no período de sua formação, e as "bolhas" de antimatéria que conseguiram sair pela superfície lunar então ainda mole, deram origem às crateras, conforme experiência da bolinha puxada de uma sopa grossa, quando forma-se na sopa uma figura idêntica a uma cratera lunar, inclusive com um ponto central elevado (fluxo inercial). - Aos entendidos, para debate: não há satélites artificiais em órbitas elipsóides! Os dados dos que estão ativos comprovam! Mas há dados conflitantes, a meu ver equivocados!

    Autor: Alfredo M. C.. E-mail: alfredomc1@hotmail.com .

    ResponderEliminar
  4. vlw Lara me ajudo numa pesquisa q eu tinha q fazer... aprendi q tecnologia espacial e mto barril XD
    DO colegio pra aula de ciencias .... maas vlw msm

    ResponderEliminar
  5. ola o meu prof d ciencias da naturaza disse para pesquisarms sobre os instrumentos que possiblitem a observaçao do espaço miuda salvastes.m a vida!!

    ResponderEliminar
  6. eu queria saber os vários tipos de investigação especial

    ResponderEliminar
  7. ola preisava de fazer um trabalho sobre as vantagens das tecnologias de todos os instrumentos de pesquisa espacial...o teu site e o unico ke me ajudou nu trabalho...obrigada

    ResponderEliminar
  8. Está um trabalho muito bem feito e ajudou.me a fazer um trabalho sobre os instrumentos de pesquisa espacial... obrigada

    ResponderEliminar
  9. me ajudouna pesquisa escolar

    ResponderEliminar
  10. tanbem me ajudou muito e guanhei 100 em ciencias

    ResponderEliminar
  11. haiiiiiiiiiiiiiiii


    vc foi minha sauvaçaooo


    minha proff vai amar

    objj florrr ou florzinho

    ResponderEliminar
  12. tambem ta me ajudando muitoooooooo
    valeu

    ResponderEliminar
  13. eu aprendi muita coisa legal e eu fiz um trabalho

    ResponderEliminar
  14. valeuuuuuuuuuuu ameiiiiiiiiiiii.
    parabens pelo blog

    ResponderEliminar
  15. parabens gostei muito tem toda a resposta bem legal a ideia da foto, fassa mais coisas
    legalllllllllllllllllllllllllll

    ResponderEliminar
  16. esta mt bom o vosso trabalho!=)

    ResponderEliminar
  17. ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei

    ResponderEliminar
  18. OBRIGADA
    O vosso BLOG do 7ºE ajudou-me muito no meu trabalho de Ciências Naturais espero que não se importem mas eu mostrei a minha professora o vosso trabalho sem pôr nem tirar

    ResponderEliminar
  19. obrigada, precisava mesmo de informação para o trabalho de ciências!

    ResponderEliminar
  20. faltam os robots exploradores

    ResponderEliminar
  21. a mi tambien me ayudo mucho ... mesmo mucho,porque yo a servido de tudo que lo estay aqui publicado..... me desculpa se no entiendes mas siempre pudes ir a el tradutor....adios

    ResponderEliminar
  22. estava muito bom!!!!! SARA

    ResponderEliminar
  23. nossa que demais
    vou tirar um dez na pesquisa

    ResponderEliminar
  24. Adorei o blog muito bom, parabéns !!!
    Ajudou meu irmão .
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  25. AMEI LEGAL E EU TENHO SÓ 10 ANOS FIZ UMA PESQUISA AMEI ESSE SITE!!!!!
    BEIJOCAS MELHOREM A CADA DIA!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  26. estou fazendo ma pesquisa sobre esses fatos!!como uma virtual precisamos colocar muitas mais coisa para complementar estes instrumentos espaciais

    ResponderEliminar
  27. ficou perfeito o seu resumo em especial sobre os instrumentos de observação espacial.parabéns

    ResponderEliminar
  28. o resumo feito que li hoje dia 16 de maio foi muito interessante por ser muito bom

    ResponderEliminar
  29. Obrigado miuda salvas-te a vida a minha prof pediu-me para fazer uma pesquisa sobre os instumentos...Obrigado mais uma vez...

    ResponderEliminar
  30. Eu achei muito grande as explicaçoes mais me ajudou muito na escola.
    obrigada!

    ResponderEliminar
  31. Muito obg a pessoa q criou o blog fez eu não tirar zero kkk

    ResponderEliminar
  32. ESTOU A GOSTAR MUITO DO VOSSO BLOG ESPERO QUE COMTINUEM ASSIM... 22.11.2001

    ResponderEliminar
  33. muito bom!!!
    adorei, estou fazendo um trabalho sobre isso e já tenho praticamente todo conteúdo pedido aqui!

    ResponderEliminar
  34. ajudou-me muito no trabalho da escola!!!!!:)

    ResponderEliminar
  35. obrigado ajudas- te- me a fazer o T.P.C. de ciencias naturais

    ResponderEliminar
  36. Essa postagem é d+!!!Me ajudou muito....

    ResponderEliminar
  37. goxtei!!! Ajudaram-me emenso, eu consegui tirar uma otima nota em Ciencias Naturais!!

    ResponderEliminar
  38. acho muito legal e interesante me ajuda muito nas pesquisas escolares

    ResponderEliminar
  39. Adorei esse site ele me ajudou muito a fazer o trabalho de ciências!!!!

    ResponderEliminar
  40. parabens muito bom!!!me ajudou a fazer meu trabalho

    ResponderEliminar
  41. Eui tirei 10 no meu trabalho! Adoreiiii, vlw.

    ResponderEliminar
  42. bom pra mim ajudou muito!!!!!!!!!!!muito obrigado

    ResponderEliminar
  43. Muito bom!!!!!☆★☆♥♡♥

    ResponderEliminar
  44. Olá Lara tudo isso ficou ótimo.
    Vc me ajudou muito no meu trabalho.
    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  45. Aos exatos 4 anos posterior a tua postagem estou eu preparando uma aula sobre astronomia e usando tua pesquisa... Muita coincidência... Bacana! Abraços e obrigado pela pesquisa!

    ResponderEliminar
  46. Olha que interessante, aos exatos 4 anos posterior a tua postagem estou eu preparando uma aula sobre astronomia com tua pesquisa... Que coincidência... Abraços e obrigado!

    ResponderEliminar
  47. sem maldade "Terra" é com T Maiscúlo

    ResponderEliminar
  48. baleu tirei 100 com seu texto em ciencias PARABENS¡¡¡

    ResponderEliminar
  49. Incrivel!!!!
    Parabens!!!!!

    ResponderEliminar
  50. o satelite artificial e um orbital vsat do cod black ops 2 xD

    ResponderEliminar
  51. Valeu pela ajuda,isso é incrível !!!!

    ResponderEliminar
  52. adorei me ajudou a fazer meu trabalho de astronomia

    ResponderEliminar
  53. adorei me ajudou no trab. de astronomia
    bruna trackmant
    13
    1 ano do medio

    ResponderEliminar
  54. muito obrigado pela ajuda tirei 100 no trabalho

    ResponderEliminar
  55. muito legal eu tenho 9 anos e estou fazendo uma pesquisa sobre o conhecimento cientifico.

    ResponderEliminar
  56. Olá lara você me ajudou muito no trabalho de ciência da escola obrigada

    ResponderEliminar
  57. me ajudou muito!!!!!!!!sem esse trabalho eu taria ferrado com minha mae e meu professor

    ResponderEliminar