quarta-feira, 11 de março de 2009

Palestra sobre Marte

O Dr. José Saraiva é um cientista que se interessa pelo Planeta Marte, tendo realizado vários estudos. No dia 27 de Novembro pelas 2h30m veio à nossa escola falar-nos um pouco sobre este Planeta.

O Planeta Marte
Marte é conhecido como o planeta vermelho, pois tem uma tonalidade rosada. Esse tom resulta do enferrujamento do ferro que possui. Este planeta tem despertado a curiosidade dos cientistas por apresentar algumas características semelhantes à Terra, sendo o único onde ainda se põe a hipótese de existir vida. Na sua superfície observam-se vales semelhantes a leitos dos nossos rios. Mas a sua atmosfera é muito ténue e o ar é irrespirável. Marte demora praticamente o mesmo tempo que a Terra a realizar uma rotação completa, mas demora o dobro do tempo para dar uma volta ao Sol. Tem duas luas (Phobos e Deimos) e pode ser visto no céu durante toda a noite.
As primeiras sondas em Marte

As primeiras sondas a aterrar em Marte, chamavam-se Vikings 1 e 2।A Viking 1 chegou a Marte 19 de Junho de 1976, e a Viking 2 a 7 de Agosto de 1976। Durante a sua permanência à superfície do Planeta, enviaram fotos para a Terra। A bordo dessas sondas decorreram quatro experiências, que não deram uma resposta clara. Numa fotografia viram uma parte de Marte coberta de gelo, o que despertou grande curiosidade nos cientistas: Onde haveria água para formar gelo? E descobriram outras coisas que levariam décadas a esclarecer.
A Cara Mistério
Numa fotografia tirada pelas Vikings apareceu uma forma de uma cara. Os cientistas chegaram a pensar que um marciano quis comunicar com a humanidade, tendo encontrado esta forma de nos dizer que existiu vida em Marte.








Crateras em Marte

Numa das fotografias foi registada uma cratera com cerca de 10 km de gelo. O gelo manifesta a sua presença em várias formas.


Vulcões em Marte

Existem vários vulcões em Marte de vários tamanhos como por exemplo este vulcão que se vê na imagem seguinte. Neste vulcão cabia Portugal inteiro.



Hoje em dia conhecem-se organismos Extremófilos que existem em Marte

Os organismos Extremófilos são estruturas que conseguem sobreviver ou até necessitam fisicamente de condições geoquímicas extremas, prejudiciais à maioria das outras formas de vida na Terra. Vivem, portanto, em ambientes inóspitos onde outros seres vivos não teriam hipótese de manter-se. Mas as características desses microrganismos já se revelaram úteis, por exemplo, nas indústrias farmacológicas, alimentar e de detergentes. Existem vários tipos de Extremófilos:
-Acidófilos;
-Halófilos;
-Termófilos;
-Criófilos;
-Radioresistentes;
-E muitos outros.

No futuro
"Talvez um dia os marcianos sejamos nós…"






Trabalho realizado por:
Joana Horta
Lara Custódio

1 comentário:

  1. Caras amigas Joana e lara não gostei lá muito da forma como publicaram a palestra de Marte, pois tem várias letras mal introduzidas.
    Acho que deviam melhorar.

    Com os melhores comprimentos: Mafalda Vieira

    ResponderEliminar