A coroa e o núcleo juntos formam a cabeça dos cometas. Quando os cometas se aproximam do Sol formam cauda de matéria luminosa.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Os Cometas
Os cometas são uma mistura de gelo e pedra, que se mantêm quase inalterados desde a formação do Sistema Solar. Consistem num núcleo sólido, geralmente com apenas alguns quilómetros de diâmetro. Possuem um centro rochoso e têm uma órbita elíptica em torno do Sol. A estrutura dos cometas é muito dinâmica e desenvolvem uma nuvem de matéria difusa chamada a coroa.
A coroa e o núcleo juntos formam a cabeça dos cometas. Quando os cometas se aproximam do Sol formam cauda de matéria luminosa.
A coroa e o núcleo juntos formam a cabeça dos cometas. Quando os cometas se aproximam do Sol formam cauda de matéria luminosa.
O último cometa a ser visto da terra foi o cometa LULIN no dia 23 de Fevereiro de 2009 as 23h00.De acordo com as últimas observações, o cometa é visível a olho nu e encontra-se na constelação de Virgem com a magnitude de 5 ou ainda mais brilhante. A sua aproximação máxima ao nosso planeta dar-se-á no dia 24 deste mês devendo atingir o seu maior brilho.
Um dos cometas mais conhecido e visíveis a olho nu é o cometa Halley. O período médio da órbita de Halley é de 76 em 76 anos. O cometa Halley foi visto em 1910 e novamente 1986. A sua próxima passagem será em 2061. Halley é quase o único entre os cometas, pois é grande e activo e tem uma órbita regular e bem definida.
Decidimos partilhar com todos aqueles que consultam o nosso blog este tema, porque achamos muito interessante e por já termos abordado este assunto nas aulas de Ciências Físico-Químicas
Pela Lua se tiram as Marés
Investigava a Lua,
-Estou cansada de marear,
Com uma nesga de luar.
Por causa dessa revolta,
Em cada reviravolta,
Seja Nova ou Lua Cheia,
Praia-mar às duas e meia.
Via o mar entorpecido,
Num dia extinto da memória,
Quando a Lua parou e disse:
-Estou cansada de ver-o-mar,
Como se estivesse a marinar.
Por vezes fico pensando,
Se é por causa desse desmando,
Que Lua fora,
Lua posta
É um quarto de maré na costa!?
Para responder à pergunta da nossa professora de C.F.Q: "Porque existem as marés??" fomos pesquisar e encontrámos este poema neste blog:http://www.desambientado.blogspot.com/ e decidimos partilhá-lo convosco.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Universo de Culturas
Este é o tema da semana da Escola, que irá decorrer entre 20 e 24 de Abril. As actividades que se irão realizar são diversificadas, onde participarão professores das diferentes disciplinas e seus alunos. Os professores de Ciências da Natureza e de Ciências Físico-Químicas, terão no dia 21 o Laboratório Aberto, onde apresentarão algumas experiências, que os visitantes deverão tentar explicar. Muitas destas actividades podem ser realizadas em casa, com material muito simples. Os nosso trabalho de Área de Projecto também será divulgado. Todos os visistantes do Laboratório Aberto terão oportunidade de visitar o nosso blog e deixar a sua opinião. Aguardamos ansiosos.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Marte: Imagens em 3D
Imagens em 3D de Marte
Para a visualização destas imagens é necessário que utilize os óculos 3D.
Montanhas de Marte
Vales e Atmosfera de Marte
Imagens captadas por uma sonda que aterrou em Marte
Montanhas captadas pelo instituto de Coimbra
Paisagem de Marte em 3D
Cara de Marte
Pedras de Gelo
Atmosfera em Marte
(Vulcão de Marte)
Tertúlia Galileana
Para que todos possam observar as imagens 3D de Marte, decidi partilhar convosco algumas imagens que visualizamos durante a Tertúlia Galileana e outras que pesquisei na Net. Para que possam observar correctamente estas imagens é precis
Subscrever:
Mensagens (Atom)