quarta-feira, 29 de abril de 2009

Os Cometas











Os cometas são uma mistura de gelo e pedra, que se mantêm quase inalterados desde a formação do Sistema Solar. Consistem num núcleo sólido, geralmente com apenas alguns quilómetros de diâmetro. Possuem um centro rochoso e têm uma órbita elíptica em torno do Sol. A estrutura dos cometas é muito dinâmica e desenvolvem uma nuvem de matéria difusa chamada a coroa.
A coroa e o núcleo juntos formam a cabeça dos cometas. Quando os cometas se aproximam do Sol formam cauda de matéria luminosa.







O último cometa a ser visto da terra foi o cometa LULIN no dia 23 de Fevereiro de 2009 as 23h00.De acordo com as últimas observações, o cometa é visível a olho nu e encontra-se na constelação de Virgem com a magnitude de 5 ou ainda mais brilhante. A sua aproximação máxima ao nosso planeta dar-se-á no dia 24 deste mês devendo atingir o seu maior brilho.







Um dos cometas mais conhecido e visíveis a olho nu é o cometa Halley. O período médio da órbita de Halley é de 76 em 76 anos. O cometa Halley foi visto em 1910 e novamente 1986. A sua próxima passagem será em 2061. Halley é quase o único entre os cometas, pois é grande e activo e tem uma órbita regular e bem definida.







Decidimos partilhar com todos aqueles que consultam o nosso blog este tema, porque achamos muito interessante e por já termos abordado este assunto nas aulas de Ciências Físico-Químicas

Sem comentários:

Enviar um comentário