quarta-feira, 3 de junho de 2009

A Lua

O que é a Lua?
A Lua é um satélite natural da Terra, visível à noite. A distância entre a Lua e o planeta Terra varia de acordo com a época do ano. Quando está mais próximo da terra o afastamento é de 356,334 km.

A face visível:
O Período de translação da Lua em torno da terra é de 27d, 7h e 43,7m. O seu Período de rotação tem exactamente os mesmos 27d, 7h e 43,7m. É por esta razão que para um observador na Terra um dos seus hemisférios estará sempre oculto. Na verdade toda a Lua recebe raios
solares em todas as suas faces
Quando a Lua se encontra em conjunção com o Sol, a face visível está totalmente às escuras e a face oculta está iluminada.
É a Lua nova. Uma vez que nesta fase a Lua nasce e se põe com o Sol, ela só é visível quando ocorre um eclipse solar.
Aproximadamente 7,5 dias depois a Lua encontra-se num ângulo de 90º em relação ao Sol. Nesta fase a porção iluminada equivale a metade da face visível, portanto um quarto da superfície lunar. Vem daí o nome Quarto crescente. Nesta fase a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e põe-se à meia-noite.
Quando a Lua se encontra em oposição ao Sol, em torno de 15 dias após a Lua nova, sua face visível fica totalmente iluminada, é a Lua nova. Nesta fase a Lua nasce quando o Sol se põe e seu ocaso ocorre ao nascer do Sol.
Mais uma semana até que se forme um ângulo de 270º e a Lua estará em Quarto minguante. Nesta fase a Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia.
O ciclo da lua se completa em pouco mais de 29,5 dias e é, portanto, quase dois dias mais longo que a translação. Isto ocorre em função do movimento de translação da Terra.


Primeira humano a pisar a Lua:
A Lua sempre atraiu a atenção do homem, e este interesse ficou registado na poesia, na literatura e na ficção científica. Há duzentos anos, em uma famosa obra de ficção intitulada "De la Terre à la Lune" (1865), Júlio verne escreve sobre um grupo de homens que viajou até a Lua usando um gigantesco canhão. Na França, George Melies foi um dos pioneiros do cinema, e em seu filme "Le voyage dans la Lune" (1902) acabou criado um dos primeiros filmes de ficção científica em que descrevia uma incrível viagem à Lua.
Historicamente, a exploração espacial começou com o lançamento do satélite artificial Sputnik pela URSS a 4 de Outubro de1957, no Cosmódromo de Baikonur
(base de lançamento de foguetes da URSS), em Tyuratam, no Cazaquistão. Este acontecimento provocou uma corrida espacial pela conquista do espaço entre a URSS e os EUA que culminou com a chegada do homem à Lua.

Sem comentários:

Enviar um comentário