quarta-feira, 3 de junho de 2009

Visita à Exposição "Evolução de Darwin"

No dia 23 de Abril pelas 14 horas a nossa turma foi visitar a exposição a “Evolução de Darwin” na Fundação Calouste Gulbenkian. Tivemos uma visita guiada com um dos membros da fundação.

A exposição estava dividida em três módulos:
• O 1º – Antes de Darwin
• O 2º – Viagem do Beagle
• O 3º – Após Darwin

Começamos por conhecer as ideias das pessoas naquela época. Aos animais fora do normal chamavam de “monstros”. Vum porco com 5 pernas, conservado, o peixe ouriço, tarântulas, cobras, borboletas, um polvo gigante, etc.…
Depois vimos a sala das curiosidades, onde se encontravam animais com tamanhos diversos, com aspectos diferente da realidade, no fundo colecções de animais que não eram comuns.




A seguir falamos de Lineu, que classificou as plantas e os animais, agrupando-as pelas sua características .Vimos uma representação de um sagui que foi dado por uma Rainha a Darwin. De seguida vimos um filme em que explicava que a partir do nosso esqueleto se o esticassemos ou dobrassemos podíamos chagar ao esqueleto de uma égua.











Na exposição encontra-se uma representação do barco Beagle, tal como uma reconstituição da figura de DArwin em tamanho natural a segurar um escaravelho na mão. Uala com uma perdiz e com uma lebre e um quadro com vários tipos de escaravelhos, permite-nos perceber quais eram as actividades preferidas de Darwin. Na exposição também épossivel ver muitas das cartas que Darwin escreveu a seu pai e ao tio, principalmente aquelas que antecederam a sua viagem no Beagle.
OS ESCARAVELHOS

O BEAGLE





Também vimos 6 tipos de animais que estavam lá e estavam vivos:
OS SURICATAS

AS PIRANHAS


UMA JIBOIA



AS TARTARUGAS


OS MACACOS



E OS LAGARTOS GIGANTES



Depois de veremos os animais vivos, entrámos no 2º modulo – a viagem no Beagle.
Um mapa mostra as paragens que foram feitas ao longo desta viagem.
Ele passou pelos Açores mas não chegou a visitar nenhuma das ilhas, pois havia o boato de haver lá uma epidemia. Aconteceu o mesmo nas ilhas Canárias. A 1ª paragem ocorreu em Cabo Verde e a última na ilha da Madeira.
Depois disto nos vimos uma montagem da parte interior do barco onde Darwin e os tripulantes dormiam, comiam e passavam o tempo.
Passámos a uma sala onde podiamos ter uma percepção do que Darwin observou nas ilhas Galápagos, e que veio dar origem à teoria da evolução das espécies. Animais da mesma espécie, que habitavam em ilhas próximas, apresentavam características diferentes.
Também vimos que as margaridas nas ilhas Galápagos, eram árvores em vez de flores, vimos uma carapaça de um um sapo a esconder-se no seu habitat para passar desprevenido, vimos a diferença entre dois tipos de carapaças de tartaruga e as cores de dois pássaros ,um que já estava habituado e outro que não estava habituado ao seu habitat.
A seguir disto, vimos imagens dele a chegar a Inglaterra e do sucesso que teve.
Foi Darwin que criou “a árvore da vida” que era um símbolo que representava todas as espécies que ele viu, numa árvore genealógica.
Também vimos uma imagem da sua mulher, a sua prima, ele teve dez filhos e três deles morreram.
Vimos imagens de partes da sua casa como por exemplo a sua biblioteca.
Darwin não quis publicar logo o seu livro, porque ainda avia coisas por explicar e por entender.
Darwin depois do sucesso que teve, fez muitos amigos dos quais um deles era português, que lhe mandou uma carta a fazer perguntas sobre “a evolução das espécies” do qual Darwin recomendou-lhe um livro de um amigo mas como o português era pobre Darwin compro-lhe o livro e ficaram ainda mais amigos.
Darwin não queria publicar logo o seu livro quando chegou a Inglaterra porque queria primeiro investigar tudo o que viu e descobriu.
Mas houve um contra tempo, um amigo de Darwin que tinha enviado uma carta com as mesmas ideias sobre a evolução e que ia publicar um livro.
Então apressou-se nas suas investigações e publicou o livro mais rápido do que esperava.
Antes de morrer, Darwin ainda tinha uma coisa por explicar, a genética (pais para filhos).
Mais tarde um senhor descobriu e explicou o que Darwin não conseguiu com a técnica das ervilhas.
E finalmente vimos um painel com a evolução da cabeça do homem (caveiras), desde o australopiteco aos dias de hoje e uma fotografia de Darwin na sua idade mais velha.

Trabalho realizado por:
• Alexandra
• Inês
• Lara
Se quiser ter uma visita guiada clique no link abaixo:
http://www.gulbenkian.pt/index.php?section=119&artId=1632

Em breve colocaremos mais imagens!

Sem comentários:

Enviar um comentário