quarta-feira, 3 de junho de 2009

O Sistema Solar


Sistema Solar

O Sistema Solar tem vários astros, eles são:
- Sol;
- Planetas;
- Luas;
- Asteróides;
- Cometas;
- Meteoróides;


O Sistema Solar nasceu há cerca de 5 mil milhões de anos, a partir de uma gigantesca nuvem de gás e poeira que girava lentamente sobre si própria e se foi aglomerando. O Sol formou-se quando, no centro dessa nuvem, reacções nucleares originavam energia. Os órgãos de poeira que ficaram a girarem mais perto da estrela acabada de formar condensaram-se e originaram os planetas Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. Dos gases mais leves e afastados resultaram Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno. De outros pequenos fragmentos da nuvem resultaram luas, asteróides, cometas, e meteoróides.







Sol

O Sol é a estrela que nos ilumina e aquece. Parece-nos a maior e a mais brilhante de todas as estrelas que vemos no céu porque é a que está mais perto da Terra. Mas tal como as outras estrelas, o Sol é uma enorme esfera de gás que produz energia que irradia para o espaço. No núcleo central do Sol, onde a temperatura é cerca de 15 000 000 ºC, ocorrem reacções nucleares que produzem a energia emitida. Essa energia demora mais de 1 milhão de anos a chegar à superfície visível do Sol – Fotosfera – onde a temperatura já é apenas de 5800ºC. Na superfície do Sol observam-se facilmente manchas escuras – manchas solares – que correspondem a zonas mais frias.
Para além da fotosfera, encontram-se a atmosfera solar. A cromosfera é a zona inferior da atmosfera solar. Tem uma espessura média de 5000km. Através dela saem labaredas de gases incandescentes, as protuberâncias.
A coroa é a região mais exterior da atmosfera solar, onde a temperatura sobe até 1 000 000ºC. Estendesse por milhões de quilómetros no espaço.
Da coroa solar são constantemente enviados para o espaço interplanetário partículas com carga eléctrica que constituem o vento solar.

O Sol tem um ciclo de actividade que dura cerca de 11 anos: na fase calma, observam-se na fotosfera poucas manchas solares; quando a actividade é grande há muitas manchas solares.
A cromosfera e a coroa solar só são visíveis quando o enorme brilho da fotosfera é ofuscado por um eclipse total do Sol.















O Sol tem movimento de translação: move-se em conjunto com as outras estrelas da Via Láctea à volta do centro da galáxia. Demora 225 milhões de anos para efectuar uma volta completa.

O Sol também roda sobre si próprio: tem movimento de rotação. Como é gasoso, não tem limites definidos e não roda todo à mesma velocidade! As zonas do equador demoram 25 dias para efectuar uma rotação completa, enquanto as zonas polares precisam de 30 dias.A massa do Sol é muito maior do que a do conjunto de todos os outros astros que constituem o Sistema Solar (cerca de 98 % da massa do sistema solar). Esta grande massa é responsável pelos movimentos de todos os astros que giram à sua volta.


Sol
O Sol é uma estrela muito instável, de meia-idade, ilumina o Sistema Sola há cerca de 5 mil milhões de anos e continuará a brilhar outros 5 mil milhões de anos!
Massa: 333 mil vezes maior que a da Terra.
Diâmetro: 1,4 milhões de quilómetros (equatorial).
Temperatura: 5800ºC (na fotosfera).
Período de Rotação: 25 dias (na zona do equador).




Planetas

Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno são os 8 planetas do Sistema Solar. Mercúrio é o mais próximo do Sol e o menor de todos.
Neptuno é o mais afastado do Sol.




Trabalho Realizado por:
Solange Silva 7ºE Nº25
Rodrigo Aleixo 7ºE Nº24

Sem comentários:

Enviar um comentário