quarta-feira, 3 de junho de 2009

A Biografia de Darwin

Naturalista e biólogo inglês, Charles Robert Darwin nasceu em Shewbury, uma cidade situada no Oeste de Inglaterra, perto da fronteira do país de Gales a 12 de Fevereiro de 1809. Morreu a 19 de Abril de 1882.
Era filho de um médico e seu pai, queria que ele estudasse Medicina.
Nos seus tempos livres caçava e coleccionava espécies com interesse para a história natural que colhia quando passeava pelos campos ingleses. Tinha um interesse particular em coleccionar escaravelhos.
Seguindo a vontade do seu pai Darwin foi Edimburgo estudar Medicina mas não continuou os seus estudos acabando por abandonar a carreira tradicional da sua família.
Mudou-se para Cambridge disposto a se tornar um sacerdote anglicanico. No entanto, passava grande parte do seu tempo a passear, a ler livros de história natural e a coleccionar escaravelhos.
Darwin preparava-se assim para realizar a sua primeira expedição. No entanto a morte inesperada do seu companheiro, não permitiu que a viagem ás ilhas Canárias se realizasse.
Em Agosto de 1831, Darwin recebeu uma carta do seu professor Tlenslow, convidando a integrar uma viagem no HMS Beagle. Esta expedição tinha por objectivo mapear a costa da América do Sul, tendo uma duração prevista de 2 anos.
No entanto Darwin necessitava da ajuda do seu pai para realizar essa viagem.
Seu tio ajudou-o a convencer o pai a permitir a sua viagem.
No dia 2 de Setembro de 1831, Darwin ia falar com o Rev. Henslow, apercebeu-se que o capitão do navio o capitão Fitzroy da Armada Real já tinha seleccionado outro naturalista para a viagem. Quando tudo já parecia estar perdido ele decidiu falar com Fitzroy, que lhe dizia o seu convidado tinha recusado o convite e que o lugar ficaria disponível para Darwin.
Após conseguir a permissão do seu pai, e contado com o seu amigo Marmaduke Ramsey como acompanhante de viagem, Darwin começou frequentar as aulas de geologia do professor Adam Segwick. Fui levando a prestar muita atenção a vários ramos da história natural, e deste modo os seus poder de observações.
Amigos íntimos que ajudarão Darwin foram: William Darwin Fox, Charles Lyell,
Joseph Dalton Hooker, Asa Gray, Thomas Huxley John Lubbock.
Os locais visitados pelo Darwin foram: Passagem pela Madeira e palas ilhas Canárias, Brasil, Terra do Fogo, ilhas Maldivas, Rio Santa Cruz, Valparaíso, ilhas Galápagos, O Beagle na Nova Zelândia e na Austrália.
O Darwin viveu em Kent, em Douw house.
O Darwin foi sepultado a Abadia de Westminster, em Londres, em 1882, foi sepultado como uma das figuras científicas mais veneradas do paí
A importância desta viagem foi Darwin arranjar animais e estuda-los para a evolução da ciência.
O HMS Beagle partiu no dia 27 de Dezembro de 1831.
Nesta expedição científica, que durou 5 anos, Darwin navegou pela costa do Pacifico e América do sul, conhecendo algumas regiões de todos os continentes.
Durante as suas paragens, Darwin teve oportunidade de recolher rochas, plantas e animais, observou milhares de espécies vegetais e animais, erupções vulcânicas e terramotos.
Com todas as suas observações e dados que recolheu Darwin estudou a diversificação das espécies, o que levou a desenvolver a Teoria da Selecção natural.
Em 1859, Darwin publica o seu livro “ A origem das Espécies” onde defende a sua teoria evolucionista por selecção natural.
Casou com a sua prima Emma Wedguool em 1839 e teve 10 filhos.
Foi as ilhas Galopagos que observou que entre ilhas próximas existiam espécies de cotovias, tartarugas e tentilhões diferentes.
Darwin decide publicar o seu trabalho, depois de ter recebido uma carta do naturalista Wallace onde apresentava uma teoria muito semelhante à sua.
O Darwin viveu em Kent, em Douw house.
O Darwin fou sepultado a Abadia de Westminster, em Londres, em 1882, foi sepultado como uma das figuras científicas mais veneradas do Paí

1 comentário:

  1. oi Daniela , olha o teu trabalho esta um pouco confuso , penso que tem demasiada informação de cada vez , e depois acaba por se tornar um pouco secante , penso que podias vir a melhorar , beijos ...

    ResponderEliminar